Imaginarius 28 a 31 Maio

Hoje apresento-vos um post ligeiramente diferente, apresento-vos o programa Imaginarius- Teatro de Rua que decorre desde ontem em Santa Maria da Feira. Um conjunto de actividades e workshops irão decorrer ao longo do dia. Se quiserem conhecer a programação dos vários dias em formato pdf, clica no seguinte link:




Lê também a apresentação das actividades a seguir, que foram planificadas para animar a população de Santa Maria da Feira.




" A comunidade feirense não pára de surpreender. A forma como as colectividades, escolas e grupos informais do Concelho se entregam aos desafios lançados pela direcção artística do Imaginarius vem comprovar que a marca deste Festival está intimamente ligada ao envolvimento das nossas gentes nas criações específicas de cada uma das edições. São os projectos de arte comunitária que nos diferenciam, que evidenciam a nossa aposta na inclusão pela arte e na recuperação de tradições, reforçando o sentimento de pertença dos feirenses pelo “seu” Festival.


A nona edição do Imaginarius presta uma homenagem à indústria de transformação da cortiça, sector de actividade dominante no Concelho, com o projecto de arte comunitária “Texturas”. Vinte intérpretes feirenses, de várias idades, todos eles com um percurso profissional ligado à cortiça, e sem experiência na área do teatro, dão corpo a um espectáculo intenso e marcante, que tem como palco uma fábrica corticeira.


“Meu coração viagem”, centrado no teatro antropológico, também é feito pelas gentes de Santa Maria da Feira. Cerca de duas centenas de pessoas, de várias colectividades do Concelho, foram construindo o seu espectáculo com base na cultura e nas tradições locais, sob a direcção artística da companhia dinamarquesa Odin Teatret.


O imaginário infantil também marca presença nesta edição que, mais uma vez, conta com a participação das crianças e jovens das escolas do Concelho. O projecto “Pinóquio” terá como figura central uma marioneta gigante de madeira, que vai deambular pela cidade durante os quatro dias do Festival. No último dia - domingo à tarde - o Imaginarius reserva uma programação direccionada para as crianças e famílias.


O público deste Festival já se habituou à diversidade de espectáculos e instalações que companhias nacionais e internacionais apresentam, em simultâneo, nas ruas e praças da cidade, transformada num palco gigantesco. E este ano serão muitos mais. No âmbito do projecto Mais Imaginarius, dezenas de actores, acrobatas, artistas plásticos e músicos aceitaram o desafio do CCTAR – Centro de Criação para o Teatro e Artes de Rua e vão “ocupar” a cidade com as suas propostas artísticas.


Seja bem-vindo ao Imaginarius!
Alfredo Henriques
Presidente da Câmara Municipal de Santa Maria da Feira "


 

0 comentários:

Enter your email address:

Delivered by FeedBurner